O estresse, considerado por muitos como sendo a doença do século, podeacarretar diversos problemas à saúde, sobretudo, ao coração. Doenças cardíacastambém podem ser causadas por tensões emocionais e, em alguns casos, até levarà morte. Os riscos, de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de SãoPaulo (Socesp), são concretos, uma vez que os problemas de origem mental estãoassociados a situações comprovadamente ameaçadoras para o coração.
O estresse pode ser ocasionado, dentre outros fatores, por mortede familiar, separação conjugal, ruína financeira, problemas profissionais e noambiente de trabalho, perda de emprego, tensões relativas ao trânsito e àmobilidade nas grandes cidades e outros problemas. Em seu estágio maisintenso, ocorre geralmente dentro do trabalho ou da casa. De acordo com Dr.José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp, o estresse soma-se a fatoresde risco tradicionalmente reconhecidos como causadores das doençascardiovasculares, como obesidade, tabagismo, pressão elevada, colesterol alto,diabetes e sedentarismo.
Segundo Jennifer de França Nogueira, diretora executiva do Departamentode Psicologia da Socesp, estresse, depressão, ansiedade e síndrome de pânicosão problemas graves. “Esses inimigos aparentemente invisíveis da saúde e docoração não são simples crises de tristeza, abatimento ante um fato pontual davida ou melindre, temperamento e capricho, como às vezes são interpretados pelasociedade. Falamos de doenças que merecem máxima atenção, apoio e tratamentomédico especializado. Inclusive pelo bem do coração”.
Acontece amanhã (31), paralelamente ao Congresso da Socesp, maior eventode cardiologia da América Latina, o 34º Simpósio de Psicologia. Dentre os temasque serão discutidos no Simpósio, destacam-se: “A complexidade do cuidadopaliativo em doenças cardiovasculares” e “Impactos da tecnologia na experiênciasubjetiva de adoecimento”, além da apresentação de casos, conferências ecolóquios. As atividades estão concentradas no Auditório 13 e 19.
Praticar exercícios físicos regularmente (sempre com orientação médica),evitar excesso de sal na alimentação, combater a obesidade e ter atividades delazer são algumas das formas mais eficazes de se combater o estresse diário. Aadoção destes hábitos saudáveis, antes do surgimento da doença, pode contribuirpara sua prevenção.
As doenças cardiovasculares são causas progressivas de mortes napopulação feminina. Em 2017, o total de óbitos de mulheres por AcidenteVascular Cerebral foi de 50 mil, equiparando-se ao dos homens, e por infarto, 45mil. Respostas ao problema poderão ser constatadas no primeiro dia do Congressoda Socesp, 31 de maio, no Transamérica Expo Center, na capital paulista.
Nos últimos anos, a mulher vem ocupando grande espaço no mercado detrabalho, o que a leva a uma dupla ou tripla jornada de trabalho, considerandoa sua atenção também com as tarefas domésticas e os cuidados com os filhos.Além disso, elas estão cada vez mais expostas a fatores de risco, como o uso deanticoncepcionais, tabagismo, álcool, diabetes e hipertensão, o quetradicionalmente não era comum.
Segundo o neurologista e membro da Socesp Dr. Alexandre Pieri, “aincidência das doenças cardiovasculares nas mulheres é menor do que em homens,mas quando já adoecida, a chance do óbito é maior, principalmente quandoassociado à idade”. O especialista explica que, ao atingir a menopausa, amulher diminui a produção de estrogênio, um grande aliado do coração. Estehormônio estimula a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. “É bomque as mulheres estejam sempre atentas aos sintomas de doençascardiovasculares, pois, muitas vezes, elas se confundem com problemas nacoluna, cansaço ou até mesmo dor no braço”, alerta.
Dentre os fatores de risco de doenças cardiovasculares, estão ahipertensão, sedentarismo, colesterol alto, alimentação irregular, obesidade,estresse, tabagismo, alcoolismo e diabetes. Além disso, realizar examesperiódicos, evitar o excesso de sal e álcool, praticar atividades físicas ecuidar de sua saúde emocional são dicas importantes para que a mulher tenha umavida mais saudável e com menores chances de sofrer um infarto ou AVC.
Saiba mais
Desenvolvido para plataformas iOS e Android, aplicativo somará pontos que serão revertidos em prêmios ao longo do evento

Os participantes do 39º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), que ocorrerá entre 31 de maio e 2 de junho, no Transamérica Expo Center, na capital paulista, terão a sua disposição um aplicativo totalmente reformulado para auxiliá-los.
A ferramenta, que apresenta a nova identidade visual da entidade, permitirá que os congressistas acessem em tempo real um feed atualizado, ou seja, com novas informações o tempo todo. Por meio dessa ferramenta será possível verificar os destaques do evento, assim como a programação, os palestrantes, as redes sociais e a revista Socesp, dentre outras informações.
Será possível, por meio do aplicativo, interagir com os demais participantes, bem como fazer atualizações de fotos e de tweets postados com a hashtag do Congresso.
Disponível para iOS, sistema Android e web app, o recurso apresenta a programação do evento dividida por especialidades, galerias de foto e vídeo e, ainda, uma aba com informações importantes para quem vai ao evento, como um mapa de como chegar, estacionamento, guarda-volumes e transporte de hotéis para o centro de exposições, por exemplo.
Além disso, o aplicativo disponibiliza a opção de que o inscrito monte sua própria programação de palestras e hands on, escolha que estandes da exposição visitará e tenha acesso a um guia da cidade, dentro de um perfil pessoal, que pode ser compartilhado com os amigos que estiverem no mesmo local.
Os congressistas que baixarem o aplicativo até o dia 30 de maio terão acesso a um QR Code valendo 50 pontos.
Em caso de dúvidas sobre a utilização, um vídeo tutorial foi preparado e pode ajudar quem vai ao evento a usar a inovação da melhor forma possível.
Para assistir, é só clicar neste endereço: https://www.youtube.com/embed/reltUYdcrx4
Funcionalidades: https://www.youtube.com/embed/1S0EXRsLnso
Saiba mais